terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Etimologia

Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional que inclui hermenêutica Bíblica, se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito. 

A hermenêutica moderna, ou contemporânea, engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não-verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação, como proposições, pressupostos. 

Consistência hermenêutica refere-se à análise de textos para explicação coerente. A hermenêutica refere-se a um método de interpretação.

Tratando-se de hermenêutica bíblica, o cristão não pode perder o foco, e entender bem a história de Cristo através dos evangelhos, pois Cristo é o centro hermenêutico da Bíblia.


6 comentários:

  1. É INCRÍVEL COMO O SISTEMA RELIGIOSO ENGANA... A PALAVRA HERMENÊUTICA, QUE TEM COMO SIGNIFICADO, EXPLICAR, OU INTERPRETAR A BÍBLIA (QUE NOS ALERTA TANTO SOBRE OS PERIGOS DA IDOLATRIA), TEM SUA ORIGEM ETIMOLÓGICA NA REFERÊNCIA DE UM DEUS GREGO, OU SEJA, UM DEUS PAGÃO... É COMO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA: O MEU POVO SOFRE PORQUE LHE FALTA CONHECIMENTO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus tem as suas próprias armas e ferramentas. Até mesmo pagãos.

      Excluir
  2. bem analisando os sentidos das palavras em termos gregos por calsa da lingua portuguesa hermeneutica ou exegese texto uo obras literarias ou sonhos obra artiticas etc..... por isso mesmo alem das palavras é presiso analisas com DEus pois a biblia é revelaçao dele para cada um por isso jesus disse ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura n~ entrar em debate com a palavra dele dentro de um estudo profundo particular d cada um a aplica-se a hermeneutica e a exegese pois Deus n~revela os segredos profundos dele pois foi ele quem fez tudo o bem e o mau e a ai le transferiu-o para satanás o mau por calza da sua rebeliao no céu

    ResponderExcluir
  3. Ler em 1 coríntios 10. 14-22 na bíblia viva gálatas 5. 20-21 colossenses 3. 5 gálatas 4. 8-9

    ResponderExcluir
  4. Essa palavra vem do grego eidolon, “ídolo”, e latreuein, “adorar”. Esse termo refere-se à adoração ou veneração aos ídolos ou imagens, quando usado em seu sentido primário. Porém, em um sentido mais lato, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição etc, que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos. Assim, idolatria consiste na adoração a algum falso deus, ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Esse deus falso pode ser representado por algum objeto ou imagem. A idolatria é má porque seus devotos, em vez de depositarem sua confiança em Deus, depositam-na em algum objeto, de onde não pode provir o bem desejado; e, em vez de se submeterem a Deus, em algum sentido submetem-se à valores representados por aquela imagem.

    ResponderExcluir
  5. 8. IDOLATRIA É CULTUAR PESSOAS. Quando o ser humano é um ídolo em nossa vida há idolatria. Ex: família, amigos, líderes espirituais, ricos e famosos, professores, mestres e gurus, namorado(a), igreja, comunidade, país etc. Certa vez, Paulo e Barnabé curaram um paralítico em Listra. Quando a multidão viu o milagre, começaram a adorá-los. Mas a resposta pronta deles foi: “Nós também somos humanos como vocês....afastem-se dessas coisas vãs e voltem-se para o Deus vivo...” (Atos 14:13 e 15).

    ResponderExcluir