terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Metáforas

È uma comparação em que um elemento, imita ou representa outro (sendo que os dois são essencialmente diferentes). Numa metáfora, a comparação está implícita, ao passo que num símile é visível. Uma pista para identificar uma metáfora é que os verbos “ser” e “estar” sempre são empregados. Temos um exemplo disso em Isaías 40:6: “Toda a carne é como a erva”. (Um símile sempre traz a conjunção como ou outras). O Senhor disse para Jeremias: “O meu povo tem sido ovelhas perdidas” (Jr. 50:6). O Senhor comparou seus seguidores ao sal: “Vós sois o sal da terra” (Mt. 5:13). Eles não eram sal de verdade; estavam sendo comparados ao sal. Quando Jesus afirmou: “Eu sou a porta” (Jo. 10:7-9). “Eu sou o bom pastor” (v.11-14) e “Eu sou o pão da vida” (6:48), ele estava fazendo comparações. Em certos aspectos, ele é como uma porta, como um pastor e como um pão. O leitor é levado a pensar de que forma Jesus assemelha-se a tais elementos.
“Existe na metáfora alguma característica comum a ambas as partes, a qual, normalmente, não é reconhecida como comum”.

2 comentários:

  1. Símile: Em latim significa semelhante, trata-se de uma comparação de duas coisas, ação, grupos, ideias etc.. Que são diferentes uma das outras, porem similares a uma qualidade. O emprego da símile acontece tipicamente na frase que contem “ semelhante” ou “como”, porem não é uma regra. Pedro usou um símile quando escreveu: “... toda carne é como a erva...”
    Metáfora: É uma comparação subentendida, ou seja, aquilo que esta na mente, mas não foi expresso. Na metáfora o uso da palavra semelhante ou como são dispensadas o que a diferencia da Símile. Na metáfora as comparações não devem ser analisadas em seu sentido literal. Em Lucas 13:32 O Senhor Jesus utilizou respeitosamente o qualitativo “aquela raposa” (rei astucioso e malvado) quando se referiu a Herodes, constituindo então uma metáfora. Caso houvesse dito que Herodes era como uma raposa (animal),então a figura denominada seria uma símile.

    ResponderExcluir