terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Princípios Gramaticais

Os princípios gramaticais tratam das palavras do texto propriamente ditas. Como você deverá entender as palavras e frases das passagens em estudo? Que regras básicas devem ser lembradas no trato do texto? Estes princípios respondem a essas questões.
Interprete as palavras no sentido que tinham no tempo do autor. Quando você estudar uma palavra particular, deverá determinar quatro coisas:
1. O uso que dela fez o escritor.
2. Sua relação com o seu contexto imediato.
3. Seu uso corrente na época em que foi escrita.
4. Seu sentido etimológico.
Ao interpretar uma palavra ou passagem, sua meta é determinar o sentido dela para o autor, quando a escreveu. Esforce-se para libertar-se de todo e qualquer preconceito pessoal quando estudar uma passagem. O seu objetivo é compreender o pensamento do escritor, não o que você acha que ele devia ter dito.
Interprete a palavra em relação á sua sentença e ao seu contexto.
Este estudo do contexto para determinar o sentido exato de uma palavra é uma das mais importantes e fundamentais regras de interpretação. Você se verá a consultá-lo a cada passo em seu estudo da Bíblia.
Cada escritor da Bíblia teve uma razão particular para escrever seu (s) livro (s). Ao desenrolar-se o argumento do escritor, há conexão lógica entre uma seção e a seguinte. Você precisa encontrar o propósito global do livro a fim de determinar o sentido de palavras ou passagens particulares no livro.

Um comentário: