terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Princípios Históricos

Os princípios históricos tratam do cenário histórico do texto. Para quem e por quem foi escrito o livro? Por que foi escrito e que papel desempenhou o cenário histórico na formação da mensagem do livro? Quais os costumes e o ambiente do povo? São desse tipo as perguntas que você procura responder quando considera o aspecto histórico do seu estudo.
Desde que a Escritura originou-se num contexto histórico, só pode ser compreendida á luz da história bíblica. Embora a revelação de Deus nas Escrituras seja progressiva tanto o velho como o Novo Testamento são partes essenciais desta revelação e formam uma unidade.
Deus se revela progressivamente conforme a história se desenvolve. Mas isto não significa que os padrões de Deus se tornam progressivamente mais elevados ou que Deus muda no meio do caminho. Antes, nossa compreensão de Deus e de Sua revelação é que é progressiva. Deus não muda nunca.
A revelação que Deus faz de Si é progressiva, á medida que você vai lendo a Bíblia, mas o Seu caráter é imutável. O grandioso plano divino de redenção é o mesmo em ambos os testamentos. Ao estudar a Bíblia, você pode considerá-los duas partes do mesmo livro, não dois livros separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário